Marketing 4.0: online e offline de mãos dadas – Agência 3Graus
(54) 3045 2481 / (51) 3181 1994

BLOGMarketing 4.0: online e offline de mãos dadas

11 dezembro, 2019

O marketing está sempre em movimento, buscando estabelecer relações entre empresas e consumidores de forma a atender às necessidades de ambos. Hoje, vivenciamos uma transformação importante na construção desses laços, pautada pela ascensão do digital e novos olhares sobre o consumo.
O livro Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital – em português, do Tradicional para o Digital – traz um panorama desse atual cenário, norteando ações das marcas para terem visibilidade em uma sociedade, cada vez mais, conectada e preocupada com detalhes. A obra foi escrita por Philip Kotler, conhecido como pai do marketing.
No livro, o marketing 4.0 é descrito como uma abordagem que combina interações online e offline entre empresas e clientes. Entende-se que, atualmente, existe uma necessidade de as marcas manterem conectividade com consumidores por meio das máquinas e, ao mesmo tempo, resgatarem o toque pessoa a pessoa para a construção de uma relação.
A união do online e offline deve, sobretudo, ser centrada no ser humano. Isso requer que as empresas saibam e compreendam as ansiedades e desejos dos consumidores a partir da escuta social, netnografia e pesquisa empática. Elas precisam, como pondera Kotler, ser “fisicamente atraentes, intelectualmente interessantes, socialmente envolventes e emocionalmente fascinantes, ao mesmo tempo que devem demonstrar personalidade forte e moralidade sólida”.

Humanização como estratégia digital
Ao encontro da necessidade de as marcas passarem a trabalhar a afinidade dos clientes com as suas ideias e produtos, despontam as estratégias digitais que devem ser empregadas no marketing.
Um dos recursos emergentes em 2020 é a humanização da comunicação. A visão de Kotler sobre a forma atual de consumo é identificada por muitos outros estudiosos, que também elaboraram as suas teses sobre como as marcas precisam operar.
Em novembro deste ano, na última edição do RD Summit, o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, profissionais da área incluíram nas novas estratégias digitais a necessidade de as empresas desenvolverem ações embasadas em emoção, empatia e ética para aproximar consumidores.
Humanizar o marketing significa desenvolver formas de se comunicar com cada cliente, se colocando no lugar dele para descobrir o que ele espera de determinado produto e/ou serviço. Criar a ação mais adequada e com a linguagem apropriada faz toda diferença quando o assunto é cativar pessoas.

E-BOOK

A agência 3Graus surgiu da iniciativa de dois empreendedores com conhecimento e atuação sólida em 3 áreas: Marketing, Comercial e Web. A ideia de formar uma inovadora e curiosa equipe surgiu da necessidade de oferecer uma nova forma de pensar, agir e comunicar.

BLOG

29maio

O que você fez pela sua empresa hoje?

02abr

PROJETO DISPONIBILIZA CONSULTA ON-LINE E GRATUITA CONTRA O CORONAVÍRUS

21fev

“Carnaval é só festa”…. A 3Graus enxerga oportunidades!

23jan

Marketing 4.0: os comportamentos de marcas e consumidores

RECEBA I NOVIDADES

Cadastre-se para receber novidades.