BLOG

Início 

Blog

Big Brother Brasil e Marketing

O Big Brother Brasil (BBB) é um dos programas de maior audiência da Rede Globo. Atualmente, está na vigésima primeira edição e já teve mais de 300 participantes, inclusive. Após tantos anos no ar, fica claro o quanto o programa já é consolidado na TV brasileira. Com a popularidade que atingiu, muitas oportunidades de marketing também foram criadas, e com a era digital que estamos, o reality show nos ensina cada vez mais sobre estratégias.

O MERCHANDISING DO BBB

A “casa mais vigiada do Brasil”, como a própria emissora intitula, conta com oito patrocinadores principais: AmericanasAmstelAvonC&AMcDonald’sP&GPicPay e Seara. Além desses, Above e Organnact também fazem parte, mas com cotas menores. Ao longo da edição, outras marcas terão a oportunidade de participar, conforme surgirem oportunidades. No ano passado, por exemplo, 25 empresas fizeram algum tipo de merchandising, no total.

O investimento varia entre os pacotes que cada empresa selecionou, escolhendo entre aparecer só na TV aberta ou também estar nos canais digitais, por exemplo. Estima-se que o valor de cada cota pode chegar a 78 milhões de reais. Ou seja, no total, a emissora pode receber mais de meio milhão dos patrocinadores, segundo o UOL.

Desses altos valores, podemos tirar uma lição muito simples e que necessita apenas de lógica para ser entendida: as grandes empresas jamais investiriam essa quantia em merchandising se ele não desse retorno. Não é à toa que Henry Ford, que se tornou um dos maiores nomes da indústria automobilística mundial, nos deu essa mesma aula quando disse “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.”. O retorno do investimento em marketing existe e as grandes empresas estão aí para provar.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DOS PARTICIPANTES

Desde 2020, o BBB incluiu no programa alguns influencers digitais e outros famosos. Esses participantes já possuem uma forma de trabalhar e produzir seus conteúdos. Mas e quando você não pode produzir conteúdo porque está confinado em um reality show?

Nesses casos, o que salva é o bom e velho planejamento estratégico. Desde o BBB20, observamos várias ações no meio digital por parte dos participantes. Manu Gavassi (BBB20), por exemplo, deixou uma série de materiais produzidos para seu perfil antecipadamente (em formato de documentário e contando sobre quem ela é), e que foram postados durante o tempo de confinamento da influenciadora. Com essas e outras estratégias, ela ainda ganhou mais de 1 milhão de novos seguidores no Instagram, além de bater um recorde no aplicativo no dia 22 de janeiro, conseguindo o maior número de seguidores naquelas 24h.

O PRÊMIO É O QUE MAIS IMPORTA?

É possível analisar, ainda, que o prêmio de 1,5 milhão não necessariamente é o que mais importa para alguns participantes ali. O próprio programa pode estar sendo usado como uma ferramenta de marketing para conseguir mais visibilidade.

Na televisão, os participantes mais famosos têm acesso a um público que não está todo no Instagram e nem no seu público-alvo. Claro que o valor em dinheiro é atrativo, mas ele pode ser um objetivo secundário, considerando que a popularidade pode oferecer esse mesmo valor em pouco tempo, e continuar a fornecer bons retornos financeiros mesmo depois de a edição acabar. A cantora Karol Conká (participante do BBB21), por exemplo, cobra em torno de 150 mil reais por cada show, segundo a Isto É Dinheiro. 10 shows em um mês já seriam suficientes para alcançar essa quantia. Em resumo, a participação no programa pode ser uma grande jogada de marketing para conseguir chegar a pessoas que encontram-se fora do raio do trabalho atual.

De uma forma geral, há várias aprendizagens sobre marketing que o Big Brother Brasil pode nos oferecer, principalmente se analisarmos as redes sociais de cada um dos participantes desse e do último ano individualmente. A principal delas é a de que por trás de um grande programa (quer você goste dele ou não), estão grandes estratégias!

Blogs Recentes

Postado por 

digital
12 de abril de 2021

4 Ps do Marketing x 8 Ps do Marketing Digital

Continuar lendo…

Postado por 

digital
22 de fevereiro de 2021

Mídias sociais – 3 vantagens para todos os negócios

Continuar lendo…

Postado por 

digital
22 de fevereiro de 2021

Benefícios do WhatsApp Business

Continuar lendo…

VAMOS MARCAR
UMA CONVERSA?

agência 3Graus

WhatsApp